4 excelentes motivos para comer + frutas


As frutas oferecem vitaminas e mineiras necessários para manter nosso organismo livre de doenças. Isso já seria um motivo de ouro para adicioná-las à dieta.

As frutas oferecem vitaminas e mineiras necessários para manter nosso organismo livre de doenças. Isso, por si só, já seria um motivo de ouro para que fossem adicionadas à nossa dieta, já que uma vida saudável passa por uma alimentação balanceada — e por outros hábitos que já destacamos por aqui, como a leitura, a oração (sim, a saúde espiritual é muito importante e não pode ser deixada de lado) e a prática de exercícios físicos.

Uma pesquisa feita pela Imperial College London, no Reino Unido, revelou que o consumo diário de fruta (e verdura e legume) evitaria até 7,8 milhões de mortes prematuras. O levantamento, publicado na revista científica Journal of Epidemiology, mostrou que até pequenas quantidades já garantem benefício para a saúde.

A nutricionista Ana Cláudia Montezino deu 4 excelentes motivos para comer frutas e nós, que prezamos muito pelo seu bem-estar,  listamos essas razões. Bom apetite!

1. Melhora o humor

Muitos alimentos contribuem muito para nosso estado de espírito. Esse é o caso da banana. Ela é um alimento que ajuda na produção serotonina e ainda possui outros dois nutrientes ~ o magnésio e a vitamina B6 ~ que também fazem a regulação da parte neurotransmissora, ajudando a melhorar o humor.

Adicione a banana à sua dieta, mas com moderação. “Não ajuda comer uma dúzia, uma é suficiente. Tem uma carga glicêmica bem alta, essa questão do diabetes, é preciso ter cuidado”, pondera Ana Claudia.

2. Ajuda na absorção de nutrientes

Todas as frutas têm seus nutrientes. Aqueles que são ricos em vitamina C, como a laranja, o limão e o morango, ajudam na absorção de ferro, por exemplo. Já a vitamina D, presente em peixes e gemas de ovo, contribui para a absorção de cálcio.

“É importante falar que nós precisamos de um intestino bem saudável, em questão de flora, para ajudar nessa absorção”, ressalta a nutricionista.

3. Reduz a fome

É isso mesmo que você leu. O abacate é um alimento que reduz bastante a fome por ter muita presença de gordura, gerando saciedade.

4. Controla o colesterol

Uva, morango, tomate e caqui auxiliam bastante no controle do colesterol. E não fica só nisso. Frutas com tom avermelhado contêm flavonoides, que também ajudam a manter uma boa saúde do coração, combatem a osteoporose, possuem ação anti-inflamatória, dentre outros benefícios.

Os pigmentos dos alimentos dizem muito sobre seus benefícios, sabia? Escrevemos um interessante artigo sobre o assunto, que deixamos como sugestão de leitura.

Há quem adote, por conta da rotina atribulada, uma dieta menos saudável, exagerando nos fast foods e nas comidas industrializadas. Mas não se brinca com saúde, gente!

Em situações como essa, uma reeducação alimentar vem bem a calhar. Não é difícil, garantimos, e você pode começar com estes 7 passos simples. É preciso tomar todos os cuidados para que tudo esteja em ordem, tendo uma vida mais ativa e adotando hábitos saudáveis, como reeducação alimentar, sugerida pela nutricionista Ana Cláudia Montezino em entrevista à Boa Vontade TV.

 

 

FONTE: www.boavontade.com