5 curiosidades sobre a meditação: inspire, expire e aprenda!


A meditação têm ocupado cada vez mais espaço na vida e na rotina das pessoas. E não é de hoje que a atividade começou a conquistar o público. De acordo com matéria publicada pela Época Negócios, aplicativos de bem-estar mental e meditação e até mesmo mindfulness foram os mais populares na Apple Store em 2018. Ou seja, a cada dia que passa, mais pessoas reconhecem o poder que o cuidado com a mente pode trazer para a nossa vida.

Claro, com a pandemia de coronavírus a busca por atividades de bem-estar cresceu ainda mais!

O portal o Globo revelou que a procura pela palavra meditação no buscador Google cresceu a um nível recorde durante os seis primeiros meses do ano.

A saúde mental e o bem-estar estão sendo considerados como primordiais na nossa sociedade. E é ótimo que as pessoas estejam buscando mais informações para levar a prática da meditação para o dia a dia.

Mas, com esse aumento, muitas pessoas surgem com curiosidades sobre a meditação.

E, para facilitar essa busca por bem-estar e pelos benefícios da meditação, nós elaboramos um pequeno guia com as principais curiosidades de quem está buscando a transformação que essa atividade traz para a vida!

Vamos aprofundar um pouco mais o conhecimento sobre meditação e ver se conseguimos responder às suas curiosidades?

1. Preciso relacionar a meditação com religião?

Apesar de a prática da meditação ter as suas raízes em religiões orientais, como o budismo, já que ela se tornou o foco da tradição budista há mais 2.600 anos, atualmente ela já adquiriu outras formas.

Portanto, quem busca a prática da meditação não precisa se desvincular das crenças que já possui. O foco da prática pode ser simplesmente a busca por mais saúde mental, autoconhecimento e relaxamento.

2. A meditação pode reduzir o estresse?

Sim! Esse é um dos principais benefícios da meditação e muitas pessoas acabam buscando pela prática exatamente para se livrar do estresse.

A questão é que a prática regular de meditação pode equilibrar os nossos hormônios, reduzindo a geração de cortisol (hormônio do estresse) e proporcionando uma sensação de bem estar.

Em matéria publicada na Veja Saúde, afirma-se que “cerca de 30 minutos por dia de mindfulness, durante dois meses, já fazem efeito contra o estresse, de acordo com um estudo liderado pela neurocientista Sara Lazar, da Universidade Harvard”.

Incrível, não é?

Mas é importante entender que os benefícios em praticar meditação vão além de apenas a redução do estresse.

Algumas dessas vantagens são:

  • Diminuição dos sintomas de ansiedade.
  • Redução dos sintomas de depressão.
  • Aumento da capacidade de foco.

Entre outras!

3. Para meditar eu preciso “não pensar em nada”?

Um grande mito da meditação é que a prática envolve o “não pensar em nada”.

A verdade é que é quase impossível você não pensar em nada e a prática da meditação não está relacionada exatamente a isso.

O ponto da meditação é a fluidez do pensamento, afastando os problemas da nossa mente através de técnicas de meditação e até mesmo de mantras.

Assim, é possível não focar nos problemas e nos pensamentos que vão, com certeza, passar pela sua cabeça no momento da prática.

4. Meditação precisa ser silenciosa?

Nem sempre! Muitas práticas de meditação fazem o uso de mantras, conforme comentamos anteriormente.

É claro que o silêncio auxilia no seu processo de limpeza da mente. Portanto, na hora de praticar, é importante que você encontre um local onde os barulhos não sejam um obstáculo para a sua prática.

Mas lembre-se: o silêncio não é o personagem principal da meditação. Está tudo na sua própria mente.

5. Como começar a meditar?

Muitas pessoas tem dificuldade em começar a meditar sozinhas. Isso acontece porque o foco que a prática exige depende, muitas vezes, de algum profissional auxiliando o praticante.

Uma dica essencial para quem está começando é: busque ajuda de quem tem experiência na prática.

Diversos estúdios oferecem aulas de meditação, além de que hoje em dia, com a internet e as novas tecnologias, ficou muito mais fácil encontrar opções de meditação online, que podem sim auxiliar você no início da prática.

Vamos começar a praticar?

A meditação pode ser uma atividade transformadora quando você ultrapassa a barreira inicial da prática.

Começar pode ser desafiador, mas os benefícios que a meditação traz para o nosso dia a dia são únicos e valem à pena!

 

Fonte: gayabemestar.com.br