Benefícios da Musculação para Ansiedade


Separamos  motivos para você utilizar a musculação para ansiedade – ou seja, para o combate contra ela.

Confira mais abaixo as razões que vão te fazer considerar esse exercício para lidar com o seu problema!

 

1 – Traz saúde Física

Esse é o primeiro motivo para você fazer musculação para ansiedade. É claro que a ansiedade é uma questão mental, porém, uma das maiores preocupações de um ansioso costuma ser o medo de adoecer ou de não ter controle sobre seu corpo. Saber que você tem saúde física ajuda – e muito – a lidar com os excessos de medos.

2 – Libera os hormônios

A musculação é como qualquer outro exercício e, por isso, ela libera hormônios como o a serotonina. Todos eles são excelentes para a felicidade e para deixar o cérebro satisfeito. Essa liberação de hormônios na musculação é ainda mais intensa – já que estamos falando de um exercício que exige mais força do corpo.

Vale dizer que você vai sentir os benefícios em pouco tempo de treino, porém, pode não ser exatamente no primeiro dia. Ainda assim, a sensação que fica após o exercício costuma ser recompensadora!

3 – Traz Autoestima e autoconfiança

A ansiedade nem sempre tem relação com a autoestima e com a autoconfiança, mas sabe-se que ter qualquer problema nessas duas áreas é um prato cheio para desenvolver distúrbios psicológicos. Nesses casos, a musculação para ansiedade pode ajudar bastante – já que é um exercício que estimula o corpo e traz aquela sensação de rigidez muscular.

Mesmo que você não seja de fato uma pessoa preocupada com a aparência, a musculação costuma trazer mais autoconfiança, o que pode ser um santo remédio.

 

4 – Convivência com outras pessoas

Quem sofre de ansiedade tem a tendência de se isolar das demais pessoas. Esse é um problema relativamente comum e que agrava o quadro. Embora você possa realizar exercícios de musculação em casa – se tiver aparelhos pra isso – a ida até a academia ainda é o caminho mais fácil.

Conviver com outras pessoas, falar com professores e escutar músicas animadas podem diminuir suas crises e te incentivar a sair mais em outras ocasiões. Além disso, será mais fácil lidar com a timidez quando você já conseguiu ir para um ambiente tão exposto quanto a academia.

 

5 – Senso de obrigação

Ao começar um treino, o senso de obrigação passa a fazer parte da nossa vida. Existem pessoas te esperando: seus colegas, seu treinador e a mensalidade já está paga. Esse compromisso pode ser a sua saída para conseguir evitar se fechar em casa.

Além da musculação para ansiedade, podemos dizer também que ela é excelente para a depressão. Pessoas que ficam muito tempo sozinhas tendem a sentir solidão e desenvolverem receio de encontrar com as demais. Ter um compromisso diário pode mudar esse quadro.

 

Fonte: dicasdetreino.com.br