Benefícios da musculação para quem tem ansiedade


Motivação derivada de outras pessoas

Além do seu professor e dos colegas, quando você disser aos seus amigos e familiares que decidiu fazer musculação para lidar com a ansiedade, é provável que eles passem a querer te motivar. Embora seja importante deixar claro que a pressão exagerada não é saudável pra você, motivação nunca é demais.

Deixe as pessoas falarem com você, converse sobre a ideia e mantenha o ritmo – quando sentir desânimo, lembre-se de todos que decidiram te apoiar nessa empreitada.

Tudo isso é válido para que não haja o erro de se fechar do mundo. A ansiedade se combate lutando de frente, sem se esconder dos desafios – e a musculação pode te ajudar muito nesse processo.

 

Diminui o estresse

Sabe-se que a musculação é excelente para curar o estresse e essa informação já não é segredo pra ninguém. O exercício é capaz de diminuir os níveis do hormônio cortisol e, com isso, fazer com que o estresse fique cada vez mais longe da sua vida.

Como sabemos que a ansiedade pode derivar dos altos níveis de estresse, é possível que diminui-lo ajude a combater o problema aos poucos.

 

É uma fonte de prazer

Toda atividade física pode ser uma forma de prazer, especialmente as que alta intensidade. É possível que você demore algumas semanas para notar a diferença, mas irá perceber com o tempo o quanto se sentiu melhor frequentando a academia.

Ter fontes de prazer e válvulas de escape faz com que a ansiedade seja aos poucos eliminada da sua vida. Por isso, além da musculação, leia um livro, passeie com os amigos e se divirta. Faça com que o prazer esteja presente na rua rotina – nem que você precise insistir um pouco para que isso aconteça.

 

Diminui compulsões

Pessoas ansiosas podem facilmente ficar acima do peso devido às compulsões. É comum que haja o desejo de jogar as frustrações em cima da comida, por exemplo. Dessa forma, temos um ciclo vicioso, que consiste em: comer muito, se sentir culpado e comer muito novamente pela culpa.

A musculação para ansiedade diminui as compulsões, já que você terá uma nova fonte de prazer e de queimar os excessos. Assim, pode ser que o ciclo se rompa!

 

Os resultados estimulam

Sem dúvidas, os resultados de um treino físico nos estimulam a ir além. Porém, a musculação é ainda mais intensa e os resultados são ainda maiores – temos aumento da musculatura, mais massa magra sendo construída dia após dia e o emagrecimento como bônus.

Não há como negar que, quando as pessoas se sentem mais bonitas, elas diminuem suas cobranças e passam a viver uma vida mais leve. Por isso, apostar na musculação é uma ótima saída para chegar aos objetivos físicos e ainda conseguir diminuir os sintomas da ansiedade.

 

Não esqueça: a ansiedade generalizada é uma doença onde o quadro ansioso tomou proporções enormes – e, por isso, precisa de auxílio psicológico, ou até de medicação.

Mesmo assim, realizar exercícios físicos só poderá te ajudar! Faça um acompanhamento com um nutricionista, um treinador físico e um profissional da área de saúde mental. Cuide de você!

 

Fonte: dicasdetreino.com.br