Dicas para se exercitar durante o verão de forma saudável


O verão é uma das melhores épocas para se exercitar ao ar livre, afinal, os dias mais quentes dão uma dose extra de ânimo na hora de praticar a atividade. Porém, as temperaturas elevadas e o sol intenso também pedem alguns cuidados para que o momento do exercício não acabe trazendo problemas para a saúde. Confira abaixo dicas certeiras para treinar de forma saudável em altas temperaturas.

 

Fique sempre hidratado

Com o aumento do calor, o organismo passa a utilizar mais líquido para se resfriar e conseguir manter a temperatura em equilíbrio. Por isso, é necessário redobrar o cuidado com a hidratação durante essa época do ano e ter sempre à mão uma garrafa d’água ou de isotônico para repor todo o líquido gasto durante o exercício.

“Durante o treino, é importante lembrar que a ingestão de líquidos deve ser feita aos poucos, sem grandes goles de uma só vez. Assim, você evitará um desconforto no estômago durante o esforço corporal”, explica o educador físico Fábio Aquino, de São Paulo.

 

Alimente-se corretamente antes do exercício

Independentemente da estação do ano, ingerir os nutrientes necessário antes de se exercitar é indispensável. No verão, a má alimentação pré-treino aliada ao calor do ambiente pode levar à queda de pressão. Aposte em alimentos integrais, frutas e legumes para deixar as refeições cheias de nutrientes importantes para o corpo.

 

 

Observe os sinais do seu corpo

Avaliar o seu corpo, respeitar a musculatura e os sinais dados pelo organismo durante o exercício faz toda a diferença para se manter saudável. Cada pessoa tem um metabolismo diferente, por isso, pode reagir de forma distinta as condições de praticar esportes no calor. Fique de olho no cansaço excessivo, câimbra e qualquer outra sensação que não seja habitual e dê um tempo de descanso ao corpo. Além disso, fazer acompanhamento médico e cuidar da saúde é indispensável.

 

Use roupas leves

Ficar confortável enquanto pratica esportes pode ajudar até com a performance do exercício. Para os dias quentes, prefira tecidos que facilitam a ventilação e que não absorvam a água, assim você evitará que o suor deixe as peças úmidas.

 

 

Fonte: boaforma.com.br