EXERCÍCIOS FÍSICOS NO VERÃO: SAIBA COMO PRATICÁ-LOS COM SAÚDE


Não há como negar que o verão é uma das estações prediletas dos brasileiros. A combinação de praia, sol, mar e piscina é realmente convidativa. No entanto, assim como em qualquer outra estação, as pessoas que praticam exercícios precisam estar atentas, afinal, a exposição direta aos raios solares pode fazer mal para a pele e ainda prejudicar o rendimento nas atividades.

Diante disso, reunimos dicas importantes para que você saiba como praticar exercícios físicos no verão de um jeito que não comprometa o seu bem-estar durante o treino. Confira!

FAÇA UMA AVALIAÇÃO MÉDICA

As temperaturas elevadas exigem mais hidratação corporal, cuidados com a pele e, muitas vezes, tendem a desenvolver doenças cardiovasculares. Por esse motivo, somente uma avaliação médica é capaz de identificar o estado da sua saúde.

Antes de iniciar as atividades, procure um médico especialista, realize os exames de rotina e, a partir dos resultados, saberá se poderá ou não abusar dos exercícios durante o verão.

ATENTE PARA A ESCOLHA DOS EXERCÍCIOS

Não importa se você deseja perder peso, ganhar massa magra ou simplesmente melhorar o rendimento por meios dos exercícios físicos no verão. É de suma importância optar pelas modalidades que sejam adequadas ao seu objetivo e, principalmente, ao seu estilo de vida.

Apesar de parecer óbvio, a escolha do exercício influencia — e muito — no seu rendimento. Você deve verificar se tem mais aptidão e condicionamento físico para os aeróbicos, musculação ou simplesmente para caminhar ao ar livre. Existem infinitas modalidades que, além de serem efetivas, agradam diferentes tipos de perfis.

USE PROTETOR SOLAR DIARIAMENTE

Essa é uma dica que vale para todas as estações, mas especialmente para o verão. A exposição direta aos raios solares pode gerar problemas de pele, como queimaduras e até mesmo o câncer.

Na hora de escolher, prefira sempre o fator 30, que é o recomendado por especialistas — já que menos que isso não protege a pele com eficácia. Outro ponto de atenção é a aplicação, que deve ser feita a cada duas horas no rosto, braços e pernas.

TREINE COM MODERAÇÃO

Praticar exercícios físicos no verão significa respeitar os limites do próprio corpo. Afinal, as altas temperaturas deixam o corpo com sensação de cansaço mais rapidamente. Nesse momento, o ideal é descansar para não comprometer o rendimento. Treine, no máximo, 45 minutos por dia e aumente esse tempo conforme o organismo responde positivamente.

Inclusive, se você deixou os exercícios de lado durante o inverno, não é se expondo ao calor que vai conseguir recuperar o tempo perdido.

Outro ponto de atenção é com as atividades na areia. Elas devem ser evitadas no início, pois esse tipo de terreno costuma ser mais difícil para o corpo se acostumar, quando comparado a uma quadra ou asfalto.

HIDRATE-SE BASTANTE

Apesar de parecer uma dica óbvia para quem quer praticar exercícios no verão, nem todos respeitam isso à risca. Não espere sentir sede para beber água, pois a perda de líquidos e eletrólitos é maior quando as atividades físicas são realizadas no calor. Por hora, beba cerca de 300 ml de água — não vale consumir tudo de uma vez, beba pequenos goles durante o exercício.

Vale frisar que para manter o corpo hidratado devidamente, a água continua sendo o líquido mais indicado. Já as bebidas isotônicas são indicadas apenas para atividades que duram acima de uma hora.

ALIMENTE-SE BEM

Além de beber muita água, é muito importante se alimentar bem. Se você costuma comer menos no calor, evite que isso aconteça antes de praticar exercícios.

A dica é optar sempre por alimentos leves, como frutas e sucos, antes das atividades físicas. Durante a noite, prefira uma salada com proteína magra e grelhada, que é a melhor opção para deixar o corpo preparado para os exercícios.

EVITE TREINAR EM DETERMINADOS HORÁRIOS

Nos dias quentes de verão, o recomendado é iniciar as atividades físicas logo pela manhã, entre sete e oito horas, pois nesse período o clima é mais fresco e o sol não está tão quente.

Devido ao aquecimento global, a temperatura tem se elevado muito e os esportistas precisam tomar cuidado com os treinos realizados depois das dez horas da manhã. Esse horário, além de ser muito quente, pode fazer com que o atleta enfrente dificuldades por conta da baixa umidade do ar.

Se você não pode treinar de manhã, exercitar-se durante a noite também é uma boa opção. Nesse período o risco de doenças decorrentes da exposição excessiva ao sol é menor. Portanto, após as quatro horas da tarde as atividades estão liberadas.

ESCOLHA ROUPAS ADEQUADAS

Um dos segredos para praticar exercícios físicos no verão de uma forma saudável e confortável é a escolha das roupas. Opte sempre por tecidos que facilitam a absorção de suor, secam mais rápido e que não apertam muito.

As roupas mais claras e de tecidos leves proporcionam liberdade de movimento e não retêm tanto o calor. Escolha shorts, camisetas e meias do tipo dry-fit, um tecido inteligente e que é mais adequado para os dias quentes.

Para os pés, a dica é sempre a mesma: tênis para esporte sempre.

TREINE EM ACADEMIA PARA FUGIR DO CALOR

Praticar exercícios ao ar livre durante o verão exige uma série de cuidados e uma boa dica para fugir do calor é treinar na academia. O ambiente é climatizado, o que não compromete o rendimento, ao contrário dos treinos exteriores. Outra vantagem é que você não precisa esperar por um horário adequado e nem se preocupar com a exposição direta do sol.

Mesmo treinando em um ambiente fechado, é preciso continuar se alimentando e se hidratando adequadamente. E, claro, não se esqueça de se vestir confortavelmente.

O “projeto verão” de muitas pessoas pode ser comprometido por medidas inadequadas ao praticar atividades físicas nessa estação. Com as dicas que reunimos, o seu treino ficará muito mais seguro e proporcionará mais bem-estar ao seu dia a dia!

Gostou de conhecer as melhores práticas para aderir aos exercícios físicos no verão? Então assine a nossa newsletter, inserindo o seu nome e o seu melhor e-mail no campo direito da página, e receba conteúdos como este em primeira mão!

 

FONTE: blog.runway.com.br