Mitos e Verdades do Suco Detox


Excessos gastronômicos no fim de ano: #quemnunca? E aí, depois que bate a culpa, surge a ideia de partir para um detox. O suco verde acaba sendo sempre uma das principais opções para esta finalidade. Na internet, a busca pelo assunto traz incontáveis receitas. Mas será que ele realmente tem o “poder” de liberar as toxinas do organismo, desinchar e até emagrecer? A coordenadora do setor de nutrição e dietética da rede de hospitais São Camilo, Lígia dos Santos, esclarece os verdeiros potenciais do suco verde e desfaz os mitos acerca da bebida.

 

O suco detox realmente é aliado à perda de peso?

DEPENDE. Não temos evidências científicas para comprovar a informação, mas é possível afirmar que esses sucos, quando associados a uma refeição equilibrada e à prática de exercícios físicos, podem ser grandes aliados à perda de peso. Em meio a isso, a diminuição da barriga é apenas uma consequência. Mas não exagere: o recomendado é beber de um a dois copos de suco verde por dia.

Quais os reais benefícios das receitas de suco verde à saúde?

Há dois que devem ser destacados.

1) O consumo de vegetais e frutas, que fornecem vitaminas e minerais necessários para o organismo, é o primeiro e grande benefício.

2) Eles contêm propriedades antioxidantes e fibras, que auxiliam no combate aos radicais livres, melhoram o funcionamento do sistema digestivo, dão mais vitalidade e energia e ainda ajudam a diminuir o estresse.

Quais alimentos são indicados para preparar sucos detox?

1) Limão, melancia e laranja são fontes de vitamina C, por exemplo, e têm também ação antioxidante, para “varrer” os radicais livres.

2) A maçã é outra fruta benéfica que, por conter flavonoides, atua como antioxidante. A ingestão regular dessa fruta ainda auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares.

3) O mirtilo, além de ação antioxidante, também diminui os radicais livres e previne de inflamações.

4) Além das frutas, as verduras são ótimos adicionais, pois contam com grande quantidade de fibras e auxiliam na saciedade e no funcionamento intestinal.

5) O gengibre melhora o processo digestivo e circulatório e funciona para quebrar o doce de algumas receitas.

6) A água de coco, além de hidratar, tem sódio, potássio, magnésio e é uma bebida diurética.

Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/