O Que Emagrece Mais: Exercício Aeróbico Ou Musculação?


1-Exercício Aeróbico

exercício aeróbico traz muitas opções variadas de exercícios para emagrecer. Eles usam a gordura corporal armazenada como fonte primário de combustível.

Eles envolvem qualquer exercício repetitivo, longo e que trabalhe regularmente os músculos, incluindo os do coração e pulmão.

Impulsionam esses órgãos a usarem o oxigênio, como fonte de combustível para sustentar o corpo durante as atividades físicas.

Essas atividades físicas são geralmente executadas com intensidade moderada, porém, os exercícios aeróbicos de alta intensidade apontam efetividade em queimar gordura.

O exercício aeróbico ajuda a perder gordura, mas também pode fazer você perder massa magra.

2-Musculação

O treinamento de força ou musculação, ajuda a acelerar o metabolismo por até 38 horas no pós-treino. Se você pratica regularmente os treinos de musculação, pode ajudar o seu corpo a intensificar a queima de gordura.

Ele ajuda a tonificar os músculos, evitar a perda de massa magra e na construção de massa magra.

Ao ajudar na construção de massa magra, a musculação ajuda também a queimar mais gordura. Esse tipo de treino aumenta a taxa metabólica basal.

A taxa metabólica basal (TMB) é a quantidade de calorias que o seu organismo precisa para funcionar adequadamente, sem interrupção enquanto o corpo está em repouso.

Ela se baseia em grande parte nas calorias que o corpo gasta para manter a funções básicas vitais como a respiração, ou o bombeamento de sangue; enquanto o organismo trabalha ele queima calorias.

E nisso entra a importância da massa muscular, quanto maior a quantidade de massa muscular o indivíduo possui, maior será a sua taxa metabólica basal e mais calorias serão queimadas com o corpo em repouso.

Isso acontece devido aos músculos sempre “estarem com fome”, nisso, eles “exigem” mais energia para se manter; esse processo acelera a queima de calorias e aumenta a taxa metabólica basal .

É importante não exagerar nos treinos de musculação para evitar lesões.

Mas você pode se questionar: se as duas práticas físicas queimam gordura e ajudam a trabalhar os músculos, qual delas emagrece mais?

A resposta é simples, use os dois métodos à seu favor de acordo com a recomendação do seu instrutor ou personal trainer.

Cada pessoa possui um metabolismo diferente, estrutura física, histórico médico, regularidade das atividades físicas, intensidade dos treinos, alimentação e limitações diferenciadas.

E todas essas variáveis vão influenciar no seu emagrecimento e em qual das modalidades você vai perder mais peso.

O ideal é que você possa alternar entre os treinos de musculação e exercícios aeróbicos, com a supervisão de um instrutor.

Você ainda pode optar por incluir alguma modalidade de dança, que também vai beneficiar a perda de peso e o bem-estar.

E lembre-se: a alimentação antes e no pós-treino precisa ser saudável e livre do excesso de carboidrato, sódio, açúcar refinado, conservantes, entre outros produtos prejudiciais.

 

 

Fonte: drjulianopimentel.com.br