Quanto tempo de Aeróbico devo fazer para Emagrecer, ganhar Resistência ou aumento de Força?


Uma dúvida que assombra os frequentadores das academias é “qual o tempo ideal de treinamento aeróbico?”.

Primeiro de tudo devemos saber qual o objetivo para depois acrescentarmos corretamente o treinamento aeróbico, a intensidade e consequentemente o tempo. Abaixo vamos citar três objetivos comuns entre os frequentadores de academia:

 

Aeróbico para Aumento de Resistência

 

Se o objetivo for o aumento da capacidade cardiopulmonar e resistência, o treinamento aeróbico deverá ser feito antes de qualquer outro, pois assim, teríamos todas nossas reservas de energia disponíveis para potencializar ao máximo este treino. O treino deve ser de intensidade moderada a alta, e o tempo pode variar de 20 a 40 minutos dependendo do condicionamento físico de quem está para executar.

 

Aeróbico para Aumento de Força e Massa Muscular

Se o objetivo do treinamento for aumento de força ou massa muscular, devemos realizar primeiramente o treino de musculação, por otimizar as reservas de energia para garantir um melhor rendimento nas contrações musculares. Após o término deste treinamento, pode-se iniciar a prática de atividades aeróbicas. Assim, utilizaremos o restante das reservas de carboidratos e as reservas de gorduras como combustível principal desta etapa. O ideal é realizar em baixa intensidade em média de 20 minutos.

 

Aeróbico para Emagrecimento

 

Se o objetivo é emagrecer (diminuir o percentual de gordura), também deve-se priorizar a prática do treinamento com pesos antes do treino aeróbico. Isto porque, ao iniciarmos o treinamento com pesos, consumimos as reservas de carboidratos, em seguida as gorduras atuam como fonte principal de energia durante a atividade aeróbica. Se após o término do treino não ingerirmos calorias, consumiremos mais gordura nesse período de recuperação para ressintetizarmos as fontes de energia muscular gastas na atividade. O ideal nesse caso é de 20 a 30 minutos de atividades aeróbicas de baixa e média intensidade, podendo ser treinos intervalados ou até mesmo baixa intensidade por um tempo mais prolongado, tudo irá depender de como está condicionamento físico do atleta.

Lembrando que esse texto é bem básico. O corpo humano é uma máquina em constante descoberta. Não tem o certo e o errado, mas sim o que é ideal para seu organismo.

 

Converse com o seu professor e ele irá prescrever qual a melhor estratégia para o seu objetivo

 

Fonte: dicasdetreino.com.br