Salada no inverno: como fazer receitas nutritivas e aconchegantes?


Salada no inverno não combina. Provavelmente você já ouviu ou até já disse isso, mas o que talvez você não sabia é que esse prato pode fazer parte do seu cardápio, inclusive, na estação mais fria do ano. Quer saber como? Nós da Liv Up te mostramos e, ainda, apresentamos algumas receitas práticas para manter uma alimentação saudável.

Salada no inverno? Sim!

Em suma, o frio nos deixa com mais fome. Nosso corpo gasta mais energia para nos manter aquecido e, como resultado, a gente procura alimentos que dão mais energia, e também nos aqueçam. Pratos mais pesados como massas, fondues e as sopas são clássicos no inverno, já as saladas acabam ficando de fora do cardápio, afinal a sua refrescância não dá água na boca em baixas temperaturas. Mas, acredite, dá para comer com gosto salada no inverno.

A primeira dica é tentar variar a forma como a salada é consumida. Em vez de colocar a alface, o tomate e a cenoura, por exemplo, em um prato e comê-los, você pode colocar esses mesmos ingredientes em um wrap e adicionar um frango grelhado. Outra opção é grelhar os legumes e adicionar temperos ao molho, como pimenta e gengibre, para trazer a sensação de calor ao corpo.

Além disso, aposte em vegetais no vapor ou grelhados, grãos cozidos, como grão de bico, feijão branco e lentilha e faça um arroz mais elaborado com legumes e vegetais. Porém, se seu inverno não pode deixar de ter aquele sopa e caldo saborosos, então pense em opções que tenham hortaliças, legumes, carboidratos e proteínas.

Ingredientes quentes e folhas combinam?

Como dissemos no item anterior, a sua alface pode combinar perfeitamente com um frango grelhado. Se quiser incrementar, você pode fazer uma salada caesar com crocante de parmesão, que tal? No site Panelinha, da chef Rita Lobo, você aprende o passo-a-passo para preparar essa salada no inverno.

Mas se de fato você quiser uma opção um pouco mais elaborada misturando ingredientes quentes e folhas, mas sem precisar de uma carne como acompanhamento, vale a pena fazer uma salada de lentilha com tomate cereja e rúcula. Confira como fazer a receita:

Ingredientes

  • 01 copo de lentilha cozida e escorrida (caroços inteiros)
  • 1/4 de cebola picada
  • 1 xícara de água
  • Limão ou vinagre
  • 08 tomates cereja picados ao meio
  • Folhas de rúcula a gosto
  • Cheiro verde picado a gosto
  • Azeite extra-virgem
  • Sal a gosto

Modo de preparo

Primeiro, ferva a água e em seguida coloque a cebola picada na panela. Desligue o fogo e deixe cozinhar por cerca de três minutos.

Logo depois, escorra a água e tempere com sal, limão/vinagre e azeite. Acrescente o tomate cereja e o cheiro verde.

Por fim, junte a lentilha à essa mistura e coloque as folhas de rúcula. Sua salada está pronta para ser saboreada.

E salada quente, tem como fazer?

É claro que dá para fazer diversas saladas quentes super práticas no inverno. Uma opção é fazer repolho agridoce assado e, para completar o prato, acrescentar uma carne. Ou, ainda, uma acelga refogada com laranja e castanhas de caju, servida com um salmão. As duas receitas do Panelinha são super fáceis de preparar, mas que tal saber como se faz a acelga refogada?

Ingredientes

  • ½ maço de acelga
  • caldo de 1 laranja-baía
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • ¼ de xícara (chá) de castanhas-de-caju
  • 1 dente de alho
  • 1 colher (chá) de amido de milho
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

Primeiramente, faça o pré-preparo. Separe as folhas do maço de acelga e lave-as sob água corrente. Em seguida, empilhe as folhas em uma tábua e corte em quadrados, mais ou menos, de 3 cm. Pique o alho fino e, grosseiramente, as castanhas-de-caju.

O segundo passo é misturar, em uma tigela, o amido de milho no caldo de laranja. Misture bem até dissolver.

Em seguida, leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com azeite e, posteriormente, acrescente o alho e mexa por apenas 1 minuto. Logo após, junte a acelga fatiada, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e misture bem. Regue com a mistura do caldo de laranja e amido de milho, misture e deixe cozinhar por mais 5 minutos, mexendo de vez em quando, até a acelga murchar bem e o caldo engrossar.

Finalmente, desligue o fogo, misture a castanha-de-caju picada e sirva em seguida.

 

 

Fonte: blog.livup.com.br