Suar no treino significa Queimar Gordura? Calorias? Suar é bom?


Não é incomum que as pessoas tenham dúvidas se suar no treino é o mesmo que queimar gorduras, ou seja, se o suor emagrece.

Afinal, será que esse processo tão comum no nosso corpo realmente interfere nos resultados dos treinos? Será que treino sem suor significa que ele não está fazendo efeito?

Por esse motivo, separamos todas as informações sobre esse assunto tão importante. Vamos explicar qual a função do suor no organismo, como ele interfere na caminhada rumo ao objetivo e quais são os exercícios que mais podem fazer você suar. Confira!

O que é o suor? Entenda o que é suar no treino!

Antes de mais nada, você precisa entender para que serve o suor produzido pelo organismo. Basicamente, quando suamos, perdemos água e sais minerais, que são os responsáveis pela nossa hidratação. Suar no treino é absolutamente comum, afinal, esse é momento onde nosso corpo está mais quente – e por isso, precisa recuperar a temperatura normal.

Então, por que o suor é importante para o organismo? Simples: sem ele, nosso corpo se manteria mais quente do que deve e poderia sofrer com consequências graves, como desmaios ou mesmo paradas cardíacas.

O suor serve para estabilizar a temperatura e garantir que possamos nos manter em pé mesmo em situações mais extremas – como é o caso de treinos de alta intensidade, por exemplo.

De forma resumida, podemos dizer que suar é uma forma de proteção e não uma forma de gastar calorias. É a maneira que a natureza encontrou para que o metabolismo possa acelerar sem causar maiores problemas.

 

Quando suamos queimamos gorduras ou perdemos calorias?

 

Se o suor é apenas uma proteção do corpo para manter a temperatura corporal equilibrada, faz sentido que não seja ele o responsável pela perda de calorias ou gorduras. Mas, alguns pontos merecem ser esclarecidos para não restar dúvidas:

Às vezes, suar no treino emagrece! Se você se pesar depois de um treino muito intenso, pode notar que perdeu algumas gramas – ou até quilos. Mas, não fique muito animado: esse peso é recuperado assim que você ingerir líquidos. Isso porque o que foi perdido não eram gorduras ou calorias, e sim água e sais minerais. Para não restar dúvidas: não é o suor que emagrece!

Suar na academia é um bom sinal para quem quer perder peso. Mas não por causa do suor em si, mas porque é provável que você esteja em um exercício muito intenso – o que irá ajudar no seu processo de emagrecimento como um todo. Quanto mais intenso for o seu exercício, mais ele irá queimar gorduras.

Porém, embora o exercício intenso geralmente faça suar, essa não é uma regra. Existem pessoas que suam menos – e mesmo assim estão queimando gorduras. Além disso, a musculação, por exemplo, pode trazer menos sensação de calor e de suadouro, e a ainda ajudar a queimar calorias. Não devemos usar o suor como indicativo de perda de gorduras.

 

E não suar, é normal?

Na contramão da maioria das pessoas, estão os que não suam ou que suam pouco durante os exercícios. No geral, não há com o que se preocupar. Segundo médicos e especialistas, suar mais ou menos depende de fatores hormonais e até de gênero – homens costumam ter o triplo de suor do que as mulheres.

Mas, não é normal não suar na academia, especialmente se você está em busca de perda de peso. Mesmo que seu corpo tenha a característica de produzir menos suor, o fato de não haver nenhum pode estar relacionado com a intensidade do seu exercício.

 

Fonte: dicasdetreino.com.br/