Super vantagens da Musculação para Emagrecer


Para quem procura perder peso, fazer exercícios e ter uma alimentação balanceada é a equação mais acertada e não nos referimos apenas em fazer exercícios aeróbicos.

Utilizar a musculação para emagrecer pode proporcionar benefícios enormes tanto para saúde quanto para a redução de gordura corporal.

É preciso lembrar que emagrecer é a redução de gordura corporal e não necessariamente perda de peso, a musculação aumenta a massa magra e há uma troca da gordura pelo músculo, podendo assim o ponteiro da balança não abaixar, mas haverá redução de medidas e menos flacidez.

A musculação favorece a perda de peso porque quanto mais massa muscular ganharmos, mais estes músculos precisarão de energia para se manterem e para isso acontecer haverá maior gasto calórico. A massa magra que é ganha na musculação acelera em até 25 vezes o metabolismo

Nos exercícios de musculação a gordura é oxidada e transformada em glicogênio muscular que fica estocado no músculo para ser usado como fonte de energia durante o treino, este processo é a gliconeogênese ou seja a gordura é utilizada para reposição das calorias perdidas durante o exercício, acelerando o metabolismo e fazendo com que mesmo no pós treino haja queima de gorduras.

O conceito de que não apenas a atividade aeróbica emagrece é recente, os cientistas reconheceram após alguns estudos que a musculação e outros exercícios como ioga emagrecem porque todos demandam gasto calórico e estes estudos também levantaram a hipótese de que os treinos de resistência poderiam ser ,mais eficientes porque ao ganharmos músculos aumentamos também a taxa metabólica basal.

Além do aumento da taxa metabólica basal, os exercícios de resistência trazem muitas outras vantagens para emagrecer e para a saúde e se você quer conhecê-las, continue lendo!

Benefícios da Musculação

Talvez muitas pessoas procurem fazer musculação atrás apenas de um corpo definido, porém este tipo de exercício traz benefícios para outras funções do corpo, além de ser uma prevenção para uma velhice com mais autonomia.

Durante os exercícios de musculação é preciso tomar alguns cuidados com a postura pois quando ela não está adequada poderá resultar em algumas dores que poderão ser prejudiciais.

É necessário respeitar o tempo de repouso para que não haja desgaste físico e fadiga. Os músculos precisam de um descanso para se recuperarem e crescerem, sem contar que exercícios praticados com exageros e desordenados resultarão em estresse físico afetando o sistema imunológico.

Por isso é importante  que haja um planejamento adequado dos exercícios por um profissional de educação física e um acompanhamento nutricional para otimizar os resultados seja para perda de peso ou para hipertrofia.

Seguindo as orientações do profissional de educação física e do nutricionista os objetivos serão alcançados com maior eficiência tanto quando for para praticar a musculação para emagrecer ou para aumentar a massa muscular.

Não pode haver desânimo quando os resultados ainda não estiverem aparecendo, pois é preciso de um certo tempo para o corpo se adaptar, além de que dependerá também da regularidade e intensidade dos treinos.

Benefícios que a musculação proporciona para a saúde:

# Aumento da densidade óssea;

# Favorece a qualidade do sono;

# Fortalecimento das articulações;

# Reduz inflamações;

# Aumenta o volume muscular;

# Melhora a postura;

# Auxilia o emagrecimento;

# Previne osteoporose;

# Favorece o tônus muscular reduzindo a flacidez;

# Melhora a saúde cardiovascular;

# Regula a pressão arterial;

# Combate a depressão porque libera a endorfina, hormônio relacionado ao bem estar;

# Melhora a respiração;

# Aumenta a disposição.

 

 

Fonte: www.dicasdetreino.com.br