Vida Saudável: dormir bem é fundamental para uma vida com saúde


Da mesma maneira que se alimentar de maneira saudável e praticar exercícios físicos, dormir bem é essencial para uma boa qualidade de vida.

É durante o sono que a imunidade é reforçada, células são renovadas e os radicais livres são neutralizados. De outro lado, a insônia perturba o equilíbrio físico e emocional.

Uma noite bem (ou mal) dormida interfere no humor, criatividade, atenção, memória. Nem todos precisam de oito horas de sono para se sentir dispostos. Os pequenos dormidores, cerca de 2% das pessoas, precisam apenas de cinco a seis horas de sono ao dia para recobrar o pique. Já os grandes dormidores, outros 2%, de 10 a 11 horas.

— O importante é que, ao acordar, a pessoa esteja descansada e com energia para realizar as tarefas de mais um dia — ressalta o fisioterapeuta e pesquisador de sono Mário Miguel, de São Paulo.

10 MANDAMENTOS PARA TER BONS SONHOS

Crie o hábito de ir para a cama sempre no mesmo horário. No começo pode ser difícil, mas depois o corpo se condiciona a essa rotina.

Comece a desacelerar uma hora antes de se deitar. Evite atividades barulhentas ou excitantes. Massagens e banhos são sedativos naturais. Ajudam a relaxar e a preparar o organismo para o descanso.

Evite consumir substâncias estimulantes poucas horas antes de dormir, como chocolate, guaraná em pó e bebidas à base de cafeína.

Bebidas alcóolicas prejudicam o sono. Apesar de provocar um relaxamento imediato, elas excitam e dificultam o sono.

Não faça um super jantar antes de se deitar. Ao invés de relaxar, o organismo terá de se ocupar com a digestão. À noite, prefira alimentos leves. Evite consumir café e álcool pois são estimulantes cerebrais.

Evite realizar atividade física próximo à hora de dormir. O exercício o deixará desperto e o sono será prejudicado.

Desligue a TV para dormir. A luz intensa da tela estimula o cérebro, que não consegue se desligar. A mesma regra vale para outros eletrônicos, como computador e celular.

Antes de se deitar, planeje o dia seguinte. Assim, conseguirá relaxar e não desviará a atenção do cérebro para a agenda de compromissos.

Se não consegue dormir, não fique contando os minutos olhando para o despertador. A preocupação só o fará ficar mais tempo acordado. Se demorar a pegar no sono, é melhor levantar-se a passar horas revirando os lençóis.

Para repousar, o organismo precisa baixar a temperatura. Se o quarto é quente demais, o corpo não consegue equilibrá-la e ter uma boa noite de sono se torna mais difícil.

 

Fonte: pioneiro.clicrbs.com.br